Compulsão por comida em cães e gatos

Entenda tudo sobre a compulsão por comida ou polifagia nos cães e gatos

Texto Luana Zanolini | Foto Reprodução/Instagram @jiffpom

Compulsão por comida em cães e gatos

Você tem um bichinho que sofre com compulsão por comida? O problema, conhecido também como polifagia ou hiperfagia, “é um distúrbio que pode ser causado por doenças endócrinas, como por exemplo diabetes e hiperadrenocorticismo, ou por alguma condição psicológica”, explica o médico veterinário da BioDog, Augusto Pegoraro.

Para saber se o pet está mesmo com esse problema, é importante ficar ligado em alguns sintomas. O animal muda de comportamento, se mostrando bem eufórico na hora das refeições. Outro ponto percebido é que eles não costumam dividir seus brinquedos e querem atenção a todo momento.

“A polifagia não é considerada uma doença, pois é comportamental, porém pode ser um sintoma de alguma doença endócrina. Ela também pode ser associada a estresse, depressão, ansiedade e carência afetiva”, completa o veterinário.

É comum que a compulsão ocorra em cães ou gatos que dividem o mesmo espaço com outros animais. O bichano pode querer se destacar entre eles, comendo antes e querendo mais carinho do que todos.

Esse tipo de comportamento pode causar problemas para o animal. “Além da obesidade, que pode ocorrer pelo consumo exagerado de alimento, o pet pode sofrer com a dilatação do estômago ou até mesmo com a ingestão de algum objeto impróprio, como brinquedos”, diz Pegoraro.

Tratamento para a compulsão por comida em cães e gatos

De acordo com o médico veterinário da BioDog, para saber o tratamento adequado é necessário analisar o que está de fato causando o problema. Por isso, é importante uma consulta com o médico veterinário antes de tomar qualquer atitude.

Fonte: http://revistameupet.com.br/alimentacao/compulsao-por-comida-em-caes-e-gatos/3489/#

Leave a Reply